»

abr 17

Instalação do Oracle 11g no Windows 7 Parte I

Esse artigo tem como objetivo instalar o Oracle 11G com fins didáticos, indicado para quem está começando  e tem necessidade de conhecer o ambiente do Oracle, estudar  a linguagem PL-SQL/ SQL Plus, ou mesmo iniciar-se na  administração desse colossal banco de dados.

O Ambiente de instalação escolhido foi o Windows 7 da Microsoft por ser o O.S mais comum  instalado entre os computadores atuais,  aversão do Oracle database foi 11g Release 2 (11.2) para Microsoft Windows (32 bits), que pode ser baixado no site do Oracle.

Instalação do Oracle 11G no Windows 7

Instalação do Oracle 11G no Windows 7

Para se instalar um banco de dados do porte do Oracle é necessário um bom planejamento antecipado,  mas isso está além do escopo desse artigo, Entretanto algumas questões fundamentais tem que ser levantadas e conhecidas antes de por a mão na massa.

A documentação do produto nesse ponto é bastante vasta e considera diversos cenários, variáveis e sistemas operacionais, toda Documentação está disponível no site da Oracle.

 

Para para montar o nosso cenário (Windows 7 32 Bits) vamos considerar  alguns  requisitos fundamentais descritos  abaixo.

  • Qual Edição Instalar?
  • Os requisitos de Hardware
  • Requisitos de software

 

Circule o CSTHost e Receba mais dicas e informações no Google Plus



Qual Edição Instalar?

Independentemente da plataforma de software e hardware do seu ambiente de instalação, considere o fato que o Oracle possuem várias edições e que você em um determinado momento vai ter que decidir qual dela instalar, por é bom conhecermos um poucos de cada umas delas, vamos mostrar abaixo um rápido overview em algumas opções de instalação.

Enterprise Edition é a versão mais completa (Top) do Oracle Database indica para missão clítica, tais como alto volume de processamento de transações online, aplicações de internet mais exigentes, além de inclui recursos como Flashback Database e permite adicionar diversas outras ferramentas para aprimorar as suas funcionalidades, algumas delas são: Oracle Spatial, Real Application Clusters, Oracle OLAP, Oracle Label Security, and Oracle Data Mining. A licença deste produto tem como base a quantidade de usuário ou de processadores, normalmente para servidores com  4 ou mais processadores e não tem limites de memória.

Standard Edition Projetada para pequenas empresa,  oferece um subconjunto dos recursos da Enterprise Edition , opções de banco de dados como Data Guard, particionamento, espacial, etc, não está disponível no Standard Edition outra coisa importante é que essa edição só pode ser licenciado em servidores com capacidade máxima de quatro processadores.

Standard Edition One Esta edição oferece os mesmos recursos da Standard Edition,com exceção do Real Application Clusters e só pode ser licenciado em servidores de pequeno porte com uma capacidade máxima de dois processadores.

Personal Edition é uma versão para um único usuário, É basicamente o mesmo que Enterprise Edition, mas não suporta opções avançadas como RAC, córregos, XMLDb, etc, permite o desenvolvimento de aplicativos que serão executados em ambos os Standard ou Enterprise Edition. Esta edição não pode ser usado em um ambiente de produção.

Express Edition É uma versão gratuita Introduzida em 2005, para distribuição em plataforma Linuz e Windows, é uma edição de entrada no banco de dados da Oracle,  simples de instalar e gerenciar, e está livre para desenvolver,implantar e distribuir com seus aplicativos. Ele suporta o uso de um processador (ou CPU dual-core) e se restringe apenas 1GB de RAM e 4 GB de tamanho máximo para o seu banco .

Oracle Database Lite, Destina-se para rodar em dispositivos móveiscomo celulares e PDAs . e pode ser sincronizado com uma instalação baseada em servidor.

Nota: A partir do Oracle 10g, o licenciamento para o Oracle Database é somente por usuário nomeado ou processador

Os Requisitos de Hardware

Os seguintes componentes de harware relevantes que são necessários para instalação do Oracle,  segundo a documentação do produto,  são:
Exigência Valor Mínimo

  • Memória Física(RAM)    Mínimo de 1 GB
  • A memória Virtual            O doblo da quantidade de memória RAM
  • Espaço em Disco  NTFS        Total de 5,15 GB
  • Tipo de processador processador compatível com Intel
  • O Adaptador de Vídeo   256 cores
  • Resolução de Tela :  Mínimo 1024 x 768

Você já dar para sentir pelos requisitos mínimos que o Oracle não é de brincadeira.

Não adianta tentar fazer uma instalação é uma máquina com pouca memória e já sobrecarregada com muitas instalações carregada no start do  windows, você vai ter uma péssima surpresa e sua instalação vai dar pau, o oracle é realmente um devorador de memória RAM. eu recomendo no mínimo 4 GB de RAM instalado na sua máquina para começo de conversa.

Requisitos de Software:

Considerando que iremos instalar o Oracle ® Database

11 g Release 2 (11.2) para Microsoft Windows

Já vi pela documentação que o Oracle é  suportado pelo Windows 7 32 Bits

Para construir o nosso cenário estou usando uma máquina virtual instalada do VirtualBOX da Oracle com as seguintes configurações.

Informações do Sistema Windows-7

Informações do Sistema Windows-7

Windows 7 32 bits preparado só para a instalação do Oracle.

Dando os primeiros passos para instalação do Oracle 11g no Windows 7

Nesse ponto já assumo que você já fez o download do produto no link e que deve ter descompactado e construido conteúdo da instalação em um díretório conforme a imagem abaixo.

Arquivo de Instalação do Oracle 11g

Arquivo de Instalação do Oracle 11g

Depois de clicar no arquivo de Setup da instalação as seguintes janelas são abertas dando início a instalação do Oracle.

Início da Instalação do Oracle 11g

Início da Instalação do Oracle 11g

Pessoal vamos dar uma pausa por  aqui, o artigo é muito extenso e irá conter muitas imagens, vamos continuidade no próximo post.

Na seqüência desse artigo, já vamos cair dentro da Oracle Universal Installer (OUI) que é a interface  de instalação do Oracle Database que vai nos guia de forma amigável durante todo processo de instalação e configuração do nosso Database Engine.

Continue lendo

Autor

@gilvancosta2010

Divulgue este artigo!

Empresário, empreendedor, apaixonado pela internet e fundador da CSTHost Web Builder. Entre em contato no Google Plus: +Gilvan Costa

Twitter Google+ 

9 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Roniério Varjão de Oliveira

    preciso de um relatório que ensine a instalar e configuar o sgbd no oracle e também criar um banco de dados, porem quero que siga um roteiro com seis capitulos simples, suponho que vc já tenha o material, se for do seu interece fazer o relatório entre em contato que eu lhe mando o roteiro para vc fazer o orçamento pra nós.. Boa noite aguardo sua resposta…

  2. Felipe

    Gilvan parabéns é um excelente artigo! muito bom mesmo… ajudou muito!! valeu Abraço

  3. Marcus

    De acordo com a documentação fornecida pela Oracle referente a guia de instalação do Oracle 11g XE, os dados do usuário em banco de dados não podem exceder 11 gigabytes.

    Segue o Link da documentação online do site da Oracle: http://docs.oracle.com/cd/E17781_01/install.112/e18803/toc.htm

  4. Daniel Rodrigues

    Estou precisando de uma ajuda de todos quanto a configuração do meu banco de dados. Quando o windons é 7 e 8 64bits?Instalei o primavera p7 e não consigo fazer a comunicação com banco de dados neste ambiente.

  5. Fabio

    Kra, demais o seu tutorial de instalação do Oracle DB 11G. Precisava instalar o BD para fins acadêmicos, e confesso que seu tutorial me ajudou muito.

    Parabéns.

    Vou copia-lo para o meu site e citar a fonte … ookkk … Abraço.

  6. Maria

    Boa Tarde,
    Quero iniciar-me em Oracle, estou a tentar instalar uma BD oracle numa Maquina Virtual Windows 8, no entanto não sei quais dos ficheiros fazer download na página do Oracle

    Oracle Database 11g Release 2 (11.2.0.1.0) for Microsoft Windows (x64)
    win64_11gR2_database_1of2.zip (1,213,501,989 bytes) (cksum – 3906682109)
    win64_11gR2_database_2of2.zip (1,007,988,954 bytes) (cksum – 1232608515)
    Possui 2 ficheiros preciso de instalar os 2?

    Preciso instalar o Client? Ou basta até só instalar o Client?
    Oracle Database 11g Release 2 Client (11.2.0.1.0) for Microsoft Windows (x64)
    win64_11gR2_client.zip (615,698,264 bytes) (cksum – 2947608743)

    1. Gil Mol

      Olá Maria!

      Você terá que baixar os dois ficheiros e descompactá-los. Após a descompactação do segundo você terá uma pasta database com runinstaller.
      O client é necessário, pois é através dele que a aplicação (software) se conecta com o banco. Um exemplo, o pl/sql precisa do client para se conectar no banco.

      Um abraço.

  7. Pedro

    Muito bom esse post viu cara!!
    Sensacional mesmo.. estou querendo fazer um curso de Oracle p passar nas provas…
    Alguém me indica algum curso??
    Pesquisei alguns e encontrei uns da Impacta que me pareceu ser muito bom… Alguém conhece sabe se é bom??
    Curso Oracle
    Abraço!

  8. Mulher é Tudo

    Nossa, Oracle é muito difícil de mexer…

  1. Instalação do Oracle 11g no Windows 7 - Final

    [...] Instalação do Oracle 11g no Windows 7 – Parte I [...]

  2. Instalação do Oracle 11G no Windows 7 32 Bits – 1ª Parte | Fábio Bmed

    [...] Esse tutorial foi publicado pelo nosso amigo Gilvan Costa no site csthost. [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Email
Print
WP Socializer Aakash Web